quarta-feira, 30 de junho de 2010

Combinação

Oi. No momento estou no estúdio, aproveitando o horário de almoço para refletir sobre escolhas. Hoje acordei pesado sob uma dose extra de sono, consequência de ter ido ontem de madrugada assistir à pré-estreia de Eclipse, continuação da saga Crepúsculo. É um filme que eu não gosto, mas vou dizer o porquê, e como tive sorte em ir assistir, pois é este o tema deste post.

Sorte e escolha. Ou o contrário.

Exatamente. Para alívio dos meus leitores, não pretendo falar sobre futebol, apesar da imagem da seleção brasileira. A adequação desta imagem, e também deste exemplo ao texto agora, está simplesmente no ato. Combinação.

Na Copa do Mundo, rolam combinações inusitadas de saborosa disparidade.
- Japoneses, coreanos do norte e do sul, os quais, espirituosamente sugerimos serem todos iguais;
- Europeus, os ingleses, os espanhóis, com suas cabeleiras loiras e nomes estranhos (como se robinho e grafite fossem super comuns)
- Brasileiros e argentinos, ora veja só. Coisas que não combinam, combinadas. Juntas, em obliquidade.
Ao mesmo tempo, presenciamos combinações agradáveis aos olhos, que são as parcerias entre os jogadores. A união da equipe, o toque, as jogadas, a comemoração, o esforço mútuo. Seleção é isso. Reunirmos as melhores opções, escolhemos aquelas que se fortificam em unidade, e contar com a sorte para que tenhamos feito a melhor decisão.

Combinação é um processo de filtro. Pois antes, precisamos selecionar o que vai ser combinado. Definimos o que passa e o que não passa, através de um critério previamente estabelecido. Na vida, vemos uma porrada de processos seletivos. Tem o vestibular, tem o mercado de trabalho. Escolhemos a comida e a quantidade que vamos colocar no prato, escolhemos com quem andar, quem presentear no natal. Eu, que trabalho com fotografia, frequentemente preciso selecionar, dentre as 200 de uma sessão, normalmente 20 fotos melhores que combinam entre si. E é este o primeiro filtro que forma o critério de seleção: o que é melhor?

Na copa, jogam as melhores equipes, os melhores jogadores, e mesmo assim, somente 11 de cada time em campo. Habilidade, velocidade, histórico. Quais são seus critérios para definir o que é melhor? Como você seleciona? Eu seleciono minhas fotos considerando definição, balanceamento de luz, ângulo, enquadramento, expressividade.

Pois bem. Num mundo onde somos sempre incentivados a fazer escolhas, lidarmos com suas consequências e admitir poder sobre elas, me deparo com a adaptação cinematográfica de uma obra literária que eu considerei inspiradora, depois de muito criticar. Eu continuo não gostando de Crepúsculo. É mais um filme apoiado na estética, assim como Avatar. Pouca história, poucos conceitos positivos a serem incorporados. Quando terminei de assitir, saí elogiando a fotografia e a direção, que são os elementos estéticos de um filme. A delicadeza, a precisão das tomadas, os enquadramentos harmoniosos e a colorização coerente com o momento da trama (azulado no momento dark, escuro no momento down, esclarecendo agora, num momento positivo para a personagem). Aí meu amigo me explica:

(rick) - Lucas, serão 5 filmes. "Amanhecer", o último, será dividido em dois, pois é muito grande.
(lucas) - ??? DOIS?! Para os três livros anteriores, eu teria produzido UM SÓ FILME, com a quantidade de história que apresenta. Agora vão produzir dois filmes para um só livro?

Minha revolta estava no fato de haver cinco produções cinematográficas milionárias só para contar a história de uma garota que não sabe o que quer da vida. Tem problema de seleção.
Nao precisa 5 filmes. 1 bastava: Ela muda de cidade, conhece e dá uns pegas num vampirão, a irmã dele quer matá-la, ela conhece outro mais gostoso e descolado, treta com os dois, fica sozinha, ela volta com o primeiro, o segundo fica chupando o dedo, a cunhada assassina é derrotada, ela se casa e engravida e aparece numa cena no Brasil. Pronto. MENOS de 1 filme.
Tá parecendo Viver a Vida. 1 semana pra contar o batizado do filho da personagem secundária que parece a Rihanna.

Comentei isso com meu amigo Jhony. Ele replicou, romântico: "eu gosto do romantismo da saga, é bonito. "
Romantismo? Ela é uma putona. Quer dar pros dois. QUER DAR. Essa é a mensagem da Stephenie Meyer. "Garotas, a Bella quer DAR. Só isso. E quer dar pros DOIS. O pior é que nenhum dos dois quer comer. Porque ela tem os dentes encavalados, é vesga e tem voz de cabeleireira de vila. Faltou selecionar e combinar os fatos mais importantes desta história, a fim de haver uma só mensagem, densa, precisa e engrandecedora. Mas como o filme tem toda uma roupagem, uma atmosfera de olimpismo estético, todos sao bonitos, enfim, tudo para massificar e gerar na grande maioria do publico uma projeção de ideal de beleza, ela parece a mais pura das Sandies e desperta a empatia do espectador.

Mas me diverti demais com o filme. Como eu já esperava, eu e meus amigos fizemos os melhores comentários. Mentalizamos combinações premiáveis, como:
- E se o cavalo que o vampiro está cavalgando fosse um HIPOPÓTAMO? :D
- Nessa hora a Bella peida. (momento romântico em que ela está abraçada, amparada pelos amados, e com cara de desconforto.
- E o ganhador da São Silvestre ééé (momento em que todos os personagens, lobos, vampiros e caiporas estão correndo atrás sabe-se lá do quê)

Voltando ao meu exemplo, minha escolha de assistir ao filme foi sortuda. Fui com meus melhores amigos, a melhor das combinações, e ainda consegui inspiração para um post. Meus leitores, a lição que aprendi e quero dividir hoje é: Selecione. Não tenha medo de escolher, vá ao cinema com seus melhores amigos. Das 200 fotos do seu orkut, exclua 180. Se você está entre dois amores, escolha um. Mesmo que se arrependa. Enquanto você escolhe, o tempo passa, e o processo seletivo só é experiência quando consumado. Não seja uma Bella. Com cara de dor de barriga, frescura no rabo, reclamando de barriga cheia de dois amores maravilhosos para escolher e cinco filmes só pra essa lenga-lenga. Selecione, e então, ouse combinações. Unidade.

A grande referência para esta lição é o técnico DUNGA. Pois é. Ele selecionou os que ELE, TÉCNICO, considera os melhores. Ouviu críticas por deixar os que ele não considerava preparados de fora, mas trabalhou, treinou a equipe e está tendo um resultado regular.
Faça suas escolhas, faça suas combinações, respeite as alheias. Pelo menos ele não levou cinco filmes para saber qual era a melhor equipe.

E obrigado por escolher ler esse looongo post, que combina com você, rs. :]
Lucas Miolla

2 comentários:

Sarah Gracielle disse...

Nada como amigos loucos para se divertir tanto num filme romântico e dramatico!!! xD

J. Valentin disse...

ADOOOOOROO! Hahaha Ri alto: Ela quer DAR! uashauhuahsu Mas é isso, as escolhas fazem parte da vida e devemos saber que além de tudo fazemos parte desse processo seletivo. Ótimo post Lu! Beeijo